-
Arquitetos: Atelier RenTian
- Área: 960 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Inter_mountain images
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno do projeto era originalmente a Escola Primária Tangma e depois foi alterado para Comitê da Vila Tangma, que fica perto da entrada sul principal da vila. Como a porta de entrada da vila, ele possui uma posição extremamente importante na imagem geral da vila. O objetivo de construir um centro comunitário que possa atender às necessidades dos moradores locais e também servir como o cartão de visita da vila foi um desafio para o projeto.
Devido às restrições de verbas e tempo, optamos por ampliar e reconstruir os prédios no local original nas décadas de 1970 e 1980 e, por meio da construção de um grupo de novos prédios, combinar o novo e o antigo para formar um todo familiar e desconhecido ao mesmo tempo.
Esperamos atender à premissa da tecnologia moderna de construção e conforto habitacional por meio do design. Por um lado, como atender às necessidades espirituais do povo chinês tradicional, ou seja, enviar amor para a paisagem e retornar à reclusão. Por outro lado, a função recém-adicionada requer uma conexão mais ordenada para manter a atividade de todo o espaço. Portanto, com base na função de colocação, alongamos a linha do tempo e da visão por meio da virada e entrega do espaço, de modo que a relação entre o prédio e o pátio seja aprimorada, fazendo com que a sequência final do espaço forme uma lógica de layout semelhante à mudança da paisagem.
Como ponto de exposição da Faculdade de Revitalização Rural, ele precisa atender às funções de pregação diária, ensino, atividades literárias e artísticas, etc. Por esse motivo, usamos os prédios existentes e a massa recém-adicionada para criar um espaço semelhante a um auditório, a fim de atender às necessidades de exposições e reuniões. Também projetamos um espaço separado para formar um cercado com o pátio. Para atender à vida diária das pessoas da vila, ele também abriga as funções de casamentos, cantina para idosos, escritório do comitê da vila, venda de produtos agrícolas, entre outros. Diferentes espaços funcionais estão conectados de maneira jardins para formar um todo. As pessoas caminham e se movimentam em diferentes espaços funcionais e experimentam diferentes tipos de estética rural.
Na ordem espacial específica da arquitetura paisagística de estilo de vila, ele combina as necessidades internas da arquitetura com o ambiente externo e se torna o portador comum de ambos. Assim, cria-se um lugar para atividades comunitárias rurais que seja compatível com a sociabilidade e naturalidade e que tenha coesão e abertura.